terça-feira, 22 de julho de 2014

Cinema #1

Amadíssimos!
Pois bem, o segundo post do dia é diferente mesmo:
ao invés de divagar sobre amor, recomendarei um filme que fala sobre o acontecimento desse tal sentimento. (Até rimou, que fofo!)
E o melhor: à base de música!

Once (Apenas uma vez, na quase nunca coerente tradução para o português) é um filme musical irlandês, do ano de 2007, dirigido (e lindamente escrito) por John Carney.
A história é bem peculiar (bem como a abordagem geral do longa): Em Dublin, cidade irlandesa, um rapaz toca e canta suas músicas pelas ruas, durante o dia. Paralelo a isso, uma moça imigrante, vinda da República Checa (ou Tcheca, tanto faz), tenta levar uma vida melhor num novo país.

"E qual é a parte comum a essas duas pessoas distintas?" Ora, a música!
Um belo dia, a moça imigrante (que já observava o irlandês cantor há dias) resolve questioná-lo sobre as composições e os talentos dele. Ela descobre, na conversa, que o pai do rapaz (e o próprio músico também) tem uma loja que conserta aspiradores de pó. Por coincidências desse destino louco que nos guia (#drama), a jovem tcheca tem, em casa, um aspirador quebrado - e, em suas mãos e voz, ela leva, também, o talento incrível para a música.
Parece clichê? Parece normal? Parece recorrente? Leia só mais um pouco.
O filme todo (cerca de uma hora e meia) teve um orçamento de 160.000 dólares - o que é bem pouco, caso vocês não conheçam orçamentos de filmes mundo à fora. Ele foi gravado em 17 dias, por uma câmera nos ombros de um câmera-man. Ninguém nas ruas de Dublin percebeu que era um filme sendo gravado - pensaram, de fato, que era um músico de rua, uma jovem interessada e um estranho filmando a cena.
Ou seja: a fotografia do filme é completamente original, lembrando um acervo pessoal de vídeos e, em certos momentos, fazendo-se parecer com um documentário.
"Ai, desculpa aí, mas eu só acredito em produções que receberam prêmios. Sou papa-troféus."
Não seja por isso!
Falling Slowly, canção do filme, composta e interpretada por Glen Hansard e Markéta Irglová (os próprios intérpretes das personagens protagonistas, sim!) ganhou o Oscar de melhor canção original - e foi, justamente, indicada ao Grammy de 2008. [E, aos fãs de programas de calouros, Kris Allen interpretou essa música no American Idol 8, e Simon Cowell julgou a apresentação como "brilhante".]
Além disso, o filme também ganhou o prêmio Independent Spirit de melhor filme estrangeiro.
Não vou revelar muita coisa sobre o enredo, mas posso garantir: foi a produção mais doce que já assisti. A interpretação, a maneira real de mostrar a música - e o nascer de um sentimento - são encantadoras, de verdade. Recomendo mil vezes! E digo que me apaixonei pela história.
Ah! O longa tem aproximadamente 20 músicas; 19 delas são composições originais de Glen e Markéta, que, após o lançamento do filme, montaram um lindo casal musical.
Interessados em conhecê-los? Procure "The Swell Season" no Youtube.
Espero que assistam! E sintam a sensibilidade e a delicadeza desse filme.
A seguir, uma das músicas de Once! (Com Glen e Markéta na interpretação, claro).



PS: Em momento algum você sabe o nome das personagens. Ele é apenas o Rapaz que Canta, e ela a Moça que Canta e é Imigrante. Isso torna o filme muito mais real, mostrando que o enredo é a personificação de muitos outros casos parecidos - e desconhecidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário